Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Ministério da Agricultura: MG tem 4 marcas de café impróprias para consumo; confira lista completa

Produtos apresentam impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação


Publicado em Julho 2, 2024 por Michel Nascimento

Minas Gerais tem quatro das 19 marcas de café consideradas impróprias para consumo de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os produtos foram desclassificados após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.

Entre as marcas mineiras estão Mila, Córrego do Ouro, Café de Minas e Ouro Minas. Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis.

O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período.

Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.



Reprodução   /    Redação