Festa de Motta tem Cunha, ‘dono’ do jogo do tigrinho e abraço entre Padilha e Ciro ao som de forró
Realizada a cerca de 5 km da Câmara dos Deputados, a festa de Hugo Motta contou com show de Luan Estilizado e menu com risoto e rapadura
BRASÍLIA – Eleito novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta comemorou sua eleição – já esperada – em uma festa para cerca de 1,5 mil convidados na noite de sábado (1º). A celebração contou com a presença de figuras da política e do empresariado e de momentos de paz entre adversários políticos.
Na lista, Eduardo Cunha, que é “padrinho político” de Motta, e Arthur Lira (PP-AL), antecessor do novo presidente da Câmara. Os dois passaram parte da festa em locais bem próximos e sempre cercados pelos convidados.
Wesley Batista, dono da JBS e irmão de Joesley Batista, foi um dos empresários convidados. Outro empresário visto foi Fernandin Oig, suspeito de ser o responsável pela operação do “jogo do tigrinho” no Brasil. Em depoimento à CPI das Bets em novembro, ele negou ser representante da empresa que criou o jogo, que é ilegal.
A relação de políticos convidados era extensa. Do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, a ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pelo menos dois estavam presentes: o de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Este último passou os últimos dois anos protagonizando crises com Lira, que reclamava da falta de articulação do nome político de Lula. Padilha ocupou a pista de dança algumas vezes, assim como o senador Ciro Nogueira (PP-PI), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Antagonistas políticos, Padilha e Ciro chegaram a protagonizar um cumprimento em forma de abraço, com rostos sorridentes, em um momento na frente do palco.
Nomes do PT ao PL que votaram em Motta marcaram presença. Desde a presidente nacional do partido de Lula, Gleisi Hoffmann, e o novo líder da bancada na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), até o vice-presidente da Casa Legislativa, Altineu Côrtes (PL-RJ), e o novo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ).