Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Prefeitura de Ituiutaba e parceiros reúnem especialistas para capacitação sobre arboviroses



Evento contou com a participação de profissionais de saúde de oito municípios e reforçou as ações de combate ao Aedes aegypti


Publicado em Fevereiro 7, 2025 por Redação Pontal

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) e o Laboratório Pasteur, promoveu, nesta quinta-feira (6), uma capacitação sobre o manejo clínico de arboviroses.

O evento, realizado no auditório da FacMais, reuniu médicos e enfermeiros dos oito municípios que compõem a microrregião de Ituiutaba, além de profissionais dos PSFs, da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAMI) e dos hospitais do município.

A abertura foi conduzida pelo secretário de Saúde, Conrado Pereira, seguida por uma explanação sobre o cenário epidemiológico das arboviroses em Minas Gerais, apresentada por Valdimary de Souza, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da GRS-MG.

O encontro teve como objetivo alinhar protocolos e condutas para o atendimento de pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya, visando reduzir complicações e evitar óbitos.

A capacitação contou com palestras técnicas sobre o manejo clínico dessas doenças, ministradas pela médica Laís Araújo Barbosa e pelo doutor Leonardo Arantes Costa. As apresentações abordaram desde o diagnóstico precoce até as condutas adequadas para casos graves.

A metodologia adotada pelo município de Ituiutaba no enfrentamento ao Aedes aegypti foi apresentada por Mariana Carvalho D. Pontes, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

O diagnóstico laboratorial das arboviroses foi tema da palestra da biomédica Larissa Maia, do Laboratório Pasteur. Já Murilo Alves Muniz, farmacêutico da GRS, detalhou a assistência farmacêutica, ressaltando a importância do suporte medicamentoso no tratamento dos pacientes.

Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de discutir os desafios na região e reforçar estratégias de combate ao vetor.



Reprodução   /    Redação