Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Pelé pode ter homenagens retiradas em Três Corações, cidade onde nasceu; entenda



Projeto apresentado na Câmara de vereadores propõe retirada do nome do Rei de ginásio local; ginásio, estádio e até avenida também teriam nova denominação


Publicado em Fevereiro 7, 2025 por Redação Pontal

Apontado como um dos maiores atletas de todos os tempos, o ex-atacante Pelé, que morreu em 29 de dezembro de 2022, é reverenciado no mundo todo, mas pode ter homenagens ‘suspensas’ justamente onde nasceu: um projeto apresentado na Câmara Municipal de Três Corações propõe que o ginásio esportivo da cidade não tenha mais o nome do Rei do futebol

A proposta foi apresentada na última segunda-feira (3) pelo vereador Ricardo Ferreira (Avante), mais conhecido como Ricardinho do Gás. No dia seguinte, já foi levado à Mesa diretora da Câmara.

Nesta quinta (6), o Projeto de Lei Ordinária 6108/2025, foi enviado à Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania da Câmara de Três Corações, que tem até o dia 21 de fevereiro para apresentar seu parecer.

Na justificativa do projeto, o vereador esclareceu que o objetivo é revogar a Lei nº 3.180, de 26 de abril de 2004, que denomina o poliesportivo municipal como “Ginásio Poliesportivo Pelé” (…) e restabelecer a vigência da Lei 1.817, de 11 de novembro de 1988.

A lei citada pelo vereador é a que instituiu o nome de Ailton Paranaíba Vilela ao ginásio poliesportivo.

Ainda na justificativa do projeto, o vereador afirma que o retorno do antigo nome do ginásio é “de grande relevância para o município de Três Corações (…) vez que por trás de cada homenageado (..) existe a memória e a história de uma cidade e o reconhecimento a quem ajudou a construir essa história”.

Ailton Paranaíba Vilela era um empresário da cidade que entrou para a política e se elegeu vereador e depois prefeito de Três Corações. Também foi deputado estadual por três legislaturas.

O ginásio poliesportivo da cidade foi construído quando Ailton era o prefeito. “Por isso, a homenagem proposta é mais do que justa e adequada”, acrescenta trecho do projeto de lei.

OUTROS PONTOS ‘NA MIRA’

Em Três Corações, o Rei do futebol também ‘empresta’ seu nome a uma praça, uma avenida e a um estádio (casa do Atlético Tricordiano). E as mudanças também podem ser ampliadas a estes setores.

Apesar de contar desde 1971 com uma estátua do Rei levantando a taça Jules Rimet, conquistada na Copa do Mundo de 1970, no México, a praça da cidade só se passou a chamar oficialmente de Rei Pelé em 2022. Antes, se chamava Coronel José Martins.

Já o estádio do Atlético Tricordiano antes recebia o nome de Elias Arbex, outro ex-prefeito de Três Corações.



Reprodução   /    Redação