Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Em alerta para arboviroses, Prefeitura de Ituiutaba reforça combate ao Aedes aegypti



LIRAa aponta alto risco de proliferação do mosquito; ações são realizadas nos bairros, e o apoio da população é fundamental


Publicado em Fevereiro 14, 2025 por Redação Pontal

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti após a realização do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento apontou que o município está em alto risco para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti foi de 5,9%, um percentual muito acima do limite recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%. Os dados acendem um sinal de alerta e exigem ações imediatas para evitar o aumento de casos das doenças associadas ao mosquito.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde adotou medidas prioritárias para conter a proliferação do mosquito e reduzir os riscos de transmissão.

O Centro de Controle de Zoonoses mantém um cronograma diário de combate ao Aedes aegypti, com a aplicação de inseticida em pontos estratégicos, pulverização veicular e costal, além do tratamento focal nos bairros mais afetados.

O trabalho inclui mutirões de limpeza, uma vez que a presença de focos em resíduos acumulados nos quintais exige a remoção de lixo e entulho.

A educação em saúde também é uma grande aliada. Como a maior parte dos focos foi encontrada dentro das residências, torna-se necessário conscientizar a população sobre a eliminação de criadouros.

O LIRAa também identificou os principais tipos de depósitos que acumulam água e se tornam criadouros do Aedes aegypti. Os focos mais frequentes foram encontrados em:

Vasos de plantas, recipientes de degelo de refrigeradores, pingadeiras e bebedouros.
Calhas entupidas, ralos, sanitários em desuso, piscinas sem manutenção, entulhos e objetos descartados em terrenos baldios.
Lixo doméstico, recipientes plásticos, latas e sucatas acumuladas em quintais e ferro-velhos.

A Prefeitura de Ituiutaba reforça que o combate ao mosquito é um dever de todos. Pequenos cuidados diários fazem a diferença na prevenção de surtos de dengue, zikae chikungunya. As principais recomendações são:

Eliminar qualquer tipo de água parada, verificando vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d’água.
Manter quintais e terrenos limpos, descartando corretamente entulhos e lixo.
Verificar calhas, ralos e piscinas, garantindo que não haja acúmulo de água.

Com a colaboração da população, o município pode reduzir os índices de infestação e proteger a saúde de todos.



Reprodução   /    Redação