Lula anuncia produção nacional de vacinas contra dengue com aplicação pelo SUS em 2026
Aumento da produção e oferta no SUS será viabilizado por meio de parcerias público-privadas, segundo o governo federal
Ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Ela será aplicada de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O público-alvo será a população de dois a 59 anos. O imunizante será produzido em uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A partir de 2026, serão disponibilizadas 60 milhões de doses anuais, segundo o Ministério da Saúde.
A produção se dará por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, que já foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico.
Com a iniciativa, a capacidade produtiva e de oferta de uma vacina 100% nacional contra a dengue cresce em 50 vezes, ainda segundo o Ministério da Saúde.
Por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto contou com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no financiamento da pesquisa clínica.
O governo do presidente Lula foi o primeiro a ofertar em todo o mundo uma vacina contra a dengue como ação de política pública. O investimento total na parceria é de R$ 1,26 bilhão.