Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Planalto estuda oferecer liderança do governo na Câmara para um nome do Centrão



Após Lula optar por Gleisi para a articulação política, a possibilidade é vista como um gesto ao grupo político mais influente do Congresso!


Publicado em Março 3, 2025 por Redação Pontal

BRASÍLIA – Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreender o Congresso Nacional com a escolha da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, como ministra de Relações Institucionais (SRI), não é descartado um aceno ao Centrão. É ventilado que o grupo político mais influente do Parlamento poderia assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados.

Antes do anúncio do petista na sexta-feira (28), a expectativa era de que, com a saída de Alexandre Padilha da SRI para o Ministério da Saúde, um nome de Centro assumiria a articulação política do governo com o Congresso para melhorar a relação entre os dois Poderes. O mais cotado internamente era o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL).

A escolha de Gleisi, antes cotada para comandar a Secretaria-Geral da Presidência, responsável pela relação com entidades e movimentos sociais, surpreendeu governistas, parlamentares do centro e da oposição em função do seu perfil radical. Ao mesmo tempo, a decisão de Lula sinaliza uma preocupação com as eleições de 2026, ao escolher para o cargo uma aliada de sua confiança.

Para evitar um início conturbado na relação com o Congresso, Gleisi, junto com Lula, telefonou para os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além de Isnaldo Bulhões, em um gesto de respeito. A deputada federal, inclusive, teve um papel importante na aceitação pelo nome de Motta na base governista.



Reprodução   /    Redação