A Prefeitura de Uberlândia divulgou, nesta quarta-feira (5), um balanço positivo do Carnaval 2025 realizado na cidade neste ano e o planejamento para a edição 2026 da festa com maior participação da iniciativa privada. A apresentação foi feita pelo prefeito Paulo Sérgio em entrevista coletiva concedida na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, que também teve a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, e do secretário municipal de Segurança Integrada, Coronel Fernando dos Reis.
Durante as duas semanas de folia, cerca de 30 mil pessoas compareceram aos eventos organizados pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Neste mesmo período, não houve registro de ocorrências graves nos setores de segurança pública e de saúde. Em 2025, o carnaval da cidade teve desfile de sete escolas de samba, bloquinhos, bailes de máscaras e matinês para crianças nos espaços administrados pela Prefeitura.
E para a edição de 2026 do carnaval, a Prefeitura pretende atrair maior participação da iniciativa privada. Segundo o prefeito Paulo Sérgio, a administração incentivará o aumento do número de bloquinhos. “Vamos aumentar o número de bloquinhos, que têm atraído cada vez mais gente para a festa e gerado alto consumo de alimentos e bebidas. Nossa proposta é também tirar entraves burocráticos para a participação de empresas tanto no carnaval, quanto no Natal, principais atrações do nosso calendário de eventos. Incentivaremos a participação de empresas do setor alimentício e de hotelaria”, explicou. O prefeito adiantou que o desfile das escolas permanecerá na avenida das Balaiadas, no bairro Marta Helena, em 2026.
Também durante a coletiva, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, lembrou que o Carnaval 2025 já atraiu grande participação popular, especialmente de famílias. “Tanto o desfile das sete escolas na avenida Balaiadas, quanto o cortejo dos blocos em vários pontos da cidade e eventos como os bailes de máscara e para crianças atraíram a participação de famílias que curtiram os dias de folia com muita tranquilidade, alegria e segurança”.
Reprodução /
Redação