Na manhã desta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião envolvendo gestores das Secretarias de Saúde dos municípios da microrregião, Gerência Regional de Saúde e diretores do Hospital São José (HSJ), visando apresentar demandas emergenciais e discutir parcerias entre os municípios e a instituição.
O encontro foi coordenado pela prefeita Leandra Guedes e pela secretária de Saúde Sandra Barbosa, que apresentaram uma série de demandas recebidas por parte de pacientes que foram atendidos no HSJ, buscando soluções para os atendimentos prestados.
O aporte financeiro anual custeado por Ituiutaba e os municípios da região ao Hospital São José é de cerca de cinco milhões de reais. A instituição também recebe incentivos estaduais, federais e recursos de emendasparlamentares. Apesar dos investimentos, o entendimento é de que a prestação dos serviços precisa passar por diversas melhorias, especialmente por maior humanização.
Os gestores dos demais municípios também apresentaram os cenários de acordo com a realidade de cada localidade e a necessidade do envio de pacientes para a instituição, que é referência no atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na microrregião de Ituiutaba.
Por outro lado, os diretores do HSJ apresentaram os principais desafios enfrentados pela instituição e se comprometeram a atender as demandas apresentadas.
Entre os principais problemas estão falhas nos atendimentos para especialidades médicas, alimentação fornecida aos pacientes, falta de vagas para transferência, ineficiência para realização de exames, entre outros.
Em sua fala, a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, disse que os problemas devem ser encarados com união entre os municípios e a direção da instituição. “Conto com o comprometimento de todos para cumprirmos a nossa missão como parceiros do Hospital São José, nossa referência em atendimentos pelo SUS. Nosso maior objetivo é garantir não só a prestação dos atendimentos, mas também que a população tenha acesso a serviços dequalidade, com dignidade e humanização”, afirmou a prefeita.