Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Ministério da Saúde inicia estudo para a implantação do SAMU e de UPA em Uberlândia



Após a apresentação, a equipe visitou o local onde construirão a unidade e inspecionou a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge.


Publicado em Março 13, 2025 por Redação Pontal

Prefeitura de Uberlândia deu início ao estudo técnico para a implementação do SAMU e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. Nesta quarta-feira (12), a cidade recebeu a primeira visita técnica da Coordenação Geral de Urgência do Ministério da Saúde, que permanecerá até sexta-feira (14).

Reunião técnica e apresentação do projeto ao Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Adenilson de Lima e Silva, reuniu-se com as representantes do Ministério da Saúde, Brenda Cristina Machado Reis e Carolina Augusta Ribeiro de Almeida, e apresentou a rede de urgência e emergência municipal, além do projeto da nova UPA no bairro Morumbi.

Também participaram da reunião profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Nova UPA Morumbi.

De acordo com o secretário de Saúde, a UPA Morumbi será a maior unidade do município e oferecerá um número ampliado de leitos para atender a população.

“O projeto foi enviado para análise técnica e teve boa recepção. Teremos uma unidade mista, que integrará a UAI Morumbi e a UPA, proporcionando mais estrutura e eficiência no atendimento. Após a aprovação final, definiremos o cronograma para iniciar a construção”, explicou Adenilson de Lima e Silva.

Próximos passos para a implementação do SAMU e UPA

Nesta quinta, 13, a equipe da visita técnica se reúne com representantes do CISTRI e da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, a equipe visitará as instalações do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (SIATE).



Reprodução   /    Redação