Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Na sucessão do papa Francisco, ultraconservadores disputam futuro da Igreja…



A disputa pelo futuro da Igreja Católica já começou, e não será apenas uma questão de fé.


Publicado em Março 17, 2025 por Redação Pontal

Enquanto o papa Francisco, 88, segue internado em Roma e fieis ao redor do mundo rezam por sua recuperação, nos bastidores do poder do Vaticano, a ala ultraconservadora católica se articula por um novo nome alinhado ao tradicionalismo.

O que aconteceu:

Francisco enfrenta problemas respiratórios crônicos. A situação é agravada pela ausência de um dos lobos do pulmão, retirado ainda na juventude. A Fragilidade do papa reacendeu as movimentações da ala ultraconservadora da Igreja. São setores que há tempos buscam influenciar sua sucessão.

Um novo papa mais alinhado ao tradicionalismo abriria possibilidade de retrocesso nas pautas progressistas da Igreja. Desta forma, a instituição se aproximaria ainda mais de figuras da nova direita mundial, como Donald Trump, Javier Milei e políticos.

Francisco tem disposição para o debate teológico entre diferentes vertentes do catolicismo. Essa postura irrita profundamente os ultraconservadores, que o veem como uma ameaça à identidade tradicional da Igreja, conta a vaticanista brasileira Mirticeli Medeiros.



Reprodução   /    Redação