A Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizaram, na manhã desta segunda-feira (17), a abertura oficial da Semana Mundial da Água, apresentando uma semana de atividades voltadas à conscientização ambiental, ao uso consciente de recursos hídricos e a mudanças climáticas.
O evento, realizado no auditório do Dmae, contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio. Também estiveram presentes o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, e outros representantes do poder público municipal.
“Temos em nosso plano de governo ações que priorizam a preservação ambiental. E essas atividades da Semana Mundial da Água vão ao encontro do que entendemos que é necessário para garantir que Uberlândia continue fornecendo água com qualidade para a nossa população através do Dmae”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
O tema da edição de 2025 é “Águas que contam histórias: a conexão entre arte e natureza”. As ações serão realizadas pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Dmae, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e entidades públicas e privadas.
“É muito importante que eventos assim levem à conscientização de um bem finito e que, se a população não tomar conta, uma hora chega ao fim, principalmente com os efeitos das mudanças climáticas. Somos referência nacional no saneamento e, claro, no tratamento e distribuição de água, mas isso passa também pela qualidade dos nossos pontos de captação, que devem ser preservados”, disse o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda.
A programação da Semana Mundial da Água envolve atividades ambientais, educacionais e culturais na sede do Dmae, Museu da Água, Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco, Centro de Artes e Esporte Unificados Olímpio Silva “Pai Nêgo” (CEU Shopping Park), Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU Campo Alegre), Fazenda Olhos D’água e Parque Pau Furado.
“Turminha do Cerrado”
Ainda durante a abertura da Semana Mundial da Água em Uberlândia, nesta segunda-feira, foi realizado o lançamento da primeira edição da revistinha educativa “Turminha do Cerrado”, intitulada “Nunca é tarde para fazer o que é certo”.
A publicação narra a história de Rafinha, uma menina que busca conscientizar seu avô sobre práticas sustentáveis, como evitar a queima de lixo e o desperdício de água. Com o apoio de seus amigos animais da floresta próxima à fazenda da família, Rafinha ensina lições valiosas sobre preservação ambiental.
A revistinha será distribuída gratuitamente em escolas e eventos como parte das ações do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Dmae. “A história foi criada pelo Peac para promover a conscientização ambiental de crianças e jovens e será distribuída ao longo do ano em atividades do programa”, destacou a supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli.
Projeto “Avenida dos Ipês”
Outro importante projeto ambiental lançado durante a abertura da Semana Mundial da Água foi o “Avenida dos Ipês”, idealizado por meio de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e a primeira-dama do Município, Cárita Ferreira. O objetivo é plantar 1,5 mil árvores da espécie Ipê Roxo em dez vias da cidade, aumentando, positivamente, o inventário florestal de Uberlândia, utilizando espécie nativa e criando identidades paisagísticas urbana. As vias escolhidas para receber os plantios foram as avenidas Judéia, no bairro Jardim Canaã, Sideral e Dom Estevão Cardoso Avelar, no Jardim Ipanema, dos Jardins, no Nova Uberlândia, Vereador Carlito Cordeiro, no Jardim Inconfidência, Sacadura Cabral, no Custódio Pereira, Wilson Rodrigues da Silva, no Pequis, Alameda Jardim Holanda, no bairro Jardim Holanda, Aldo Borges Leão, no bairro Morada Nova, e no Parque Linear Rio Uberabinha, no bairro Jaraguá.
Reprodução /
Redação