Gasolina E30 no Brasil vai aumentar consumo dos carros?
Engenheiro do Instituto Mauá que realizou os testes do novo combustível para o governo federal explica o impacto da nova mistura de etanol...
A aprovação da gasolina E30 (30% de etanol) no Brasil reacendeu o debate sobre eficiência energética. Motoristas temem que o aumento do teor de álcool na mistura piore o consumo dos veículos.
Gasolina E30 no Brasil vai aumentar consumo dos carros?
Engenheiro do Instituto Mauá que realizou os testes do novo combustível para o governo federal explica o impacto da nova mistura de etanol.
Novo teor de etanol na gasolina vendida nos postos foi aprovado nos testes.
A aprovação da gasolina E30 (30% de etanol) no Brasil reacendeu o debate sobre eficiência energética. Motoristas temem que o aumento do teor de álcool na mistura piore o consumo dos veículos.
Diferença no consumo
Romio explicou que o salto de 27% para 30% de etanol na gasolina terá impacto mínimo, imperceptível em suas palavras. A razão? A substituição de 3% de gasolina por etanol não reduz drasticamente a energia da mistura.
“Nas medições em laboratório de consumo, a gente não conseguiu perceber uma diferença grande. Um carro que faz 10 km/L manteria 9,8 ou 9,9 km/L”, exemplificou.
Questionado sobre o temor de redução na distância percorrida com um tanque, o especialista foi categórico: “Se o consumo quase não muda, a autonomia seguirá praticamente igual também”. O especialista ressaltou ainda que as variações climáticas ou de direção influenciam mais que a nova fórmula da gasolina.
E a tabela de consumo do Inmetro?
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) continuará usando gasolina com 22% de etanol em seus testes. “Não há planos de atualizar o padrão para E30 no curto prazo”, explicou Romio.
Atualmente, 658 modelos/versões de automóveis de 33 montadoras têm a eficiência energética atestada pelo órgão. Por nota, o Inmetro informou à reportagem que não existe conexão entre os resultados apresentados pelo PBEV com a composição da nova gasolina E30
Caso a composição da nova gasolina influencie o desempenho dos veículos no uso real, esse efeito será generalizado para todos os modelos, sem alterar os resultados obtidos nas medições padronizadas, declarados nas etiquetas e na Tabela do PBEV”, esclareceu o órgão.
Carros antigos sobreviverão à E30?
Os testes do Instituto Mauá incluíram prioritariamente modelos exclusivamente movidos a gasolina desde os anos 90, incluindo carburados.
Nenhum dano imediato foi detectado, mas Romio fez ressalvas: “Avaliamos funcionamento, não durabilidade a longo prazo”, esclareceu o engenheiro.