Com o intuito de promover melhorias em espaços de lazer do município e, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, oferecer cada vez mais conforto e entretenimento à população, especialmente para o público infantil, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, tem atualizado e instalado novos playgrounds nas praças localizadas nos bairros da cidade.
No sábado (22), a pasta instalou os equipamentos nas praças Frei Antonino Puglisi, no bairro Shopping Park, e Estrela Guia, no bairro São Jorge, na região Leste, totalizando 44 espaços com esse tipo de brinquedo em todos os setores da cidade e nos distritos.
Os novos playgrounds, universais e acessíveis para todas as crianças, inclusive com adaptação para aquelas com deficiência, conforme previsto na Lei 13.410 de 2020, são feitos de plástico ecológico e madeira reciclada. Formam circuitos para socialização, recreação e inclusão, contendo quatro torres, módulos de transferência composto de vigas de sustentação de plástico ecológico e prancha de gangorra com assentos roto-moldados.
Os equipamentos custaram quase R$ 80 mil, recursos de emendas parlamentares do mandato 2021-2024.
Segundo o secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz, a ideia é promover, com a instalação dos novos brinquedos, a inclusão das crianças.
“Sempre buscamos a melhoria dos equipamentos públicos com a instalação de brinquedos universais, para que todas as crianças brinquem juntas, promovendo a inclusão e socialização previstas em lei municipal”, afirmou.
Desde que foi instalado, o novo brinquedo tem chamado a atenção das crianças do bairro São Jorge. Segundo a moradora Luciana Pereira, proprietária de um imóvel que fica em frente à Praça Estrela Guia, o local tem ficado cheio de crianças que aproveitam o espaço.
“Ficou ótimo esse novo playground que a Prefeitura instalou aqui. Antes não tinham brinquedos para as crianças. Agora, têm torres com gangorras e escorregador. Esse brinquedo chama a atenção das crianças. Já estamos até animados para organizar a festa das crianças” disse.
Reprodução /
Redação