Na terça-feira (08/04), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba promoveu a conexão Minas -Saúde Regional, realizado no auditório da FACMAIS (Faculdade Mais Ituiutaba).
Além da equipe técnica da GRS, o Conexão Minas-Saúde Regional reuniu
prefeitos, secretários de saúde e referências técnicas dos 9 municípios da microrregião de Saúde de Ituiutaba.
O evento faz parte de uma série de encontros realizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), com intuito de fortalecer o vínculo entre os municípios e as Unidades Regionais de Saúde (URS), promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
Durante o Conexão Minas-Saúde Regional, a equipe da GRS apresentou as diversas competências da unidade no âmbito da promoção da Saúde na área de abrangência da regional de saúde.
O Diretor da GRS de Ituiutaba, Valdemar Mendes de Morais Filho, enfatizou a importância da regionalização para a promoção da saúde pública gratuita e universal.
“É por meio da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais apoia os municípios na implantação das políticas públicas e serviços de Saúde para a população, como o Opera Mais Minas Gerais. A GRS tem o objetivo de promover as políticas públicas em Saúde; desenhadas pelo Estado de Minas Gerais na microrregião. Essas políticas em saúde pública são percebidas na Atenção Primária à Saúde e na construção de rede de Atenção Hospitalar; fortalecendo a rede de atendimento do SUS”, destacou o dirigente.
O Gerente Regional de Saúde de Ituiutaba Valdemar Mendes explicou também que “a Regional de Saúde incentiva e auxilia no território as diversas políticas públicas de Saúde, que são essenciais para prevenção de agravos, promoção e acesso à saúde pública, e principalmente levar a sério a nossa missão, que é Tornar Real o SUS IDEAL.
A microrregião de Saúde de Ituiutaba tem uma população total de, aproximadamente, 187.951 habitantes, e abrange os municípios de Santa Vitória, Campina Verde,Canápolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba, Cachoeira Dourada e Capinópolis.
Reprodução /
Redação