Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

75ª Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário será realizada entre 9 e 18 de maio



Evento cultural reúne Congada, música e manifestações religiosas na Praça 13 de Maio.


Publicado em Abril 15, 2025 por Redação Pontal

Ituiutaba se prepara para celebrar uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do município: a 75ª Grandiosa Festa em Louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, que ocorre entre os dias 9 e 18 de maio.

A celebração é promovida pela Irmandade de São Benedito e pela Comunidade de São Benedito, com apoio da Prefeitura de Ituiutaba, da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FUMZUP) e da Fundação Cultural.

Integrando a programação está também o 37º Encontro de Congada, reunindo Ternos de Moçambique, Congos, Marinheiros, Marujos e Catupés, expressões vivas da cultura afro-brasileira que resistem e encantam gerações.

A abertura oficial ocorre no dia 9 de maio, logo após a Santa Missa, com a tradicional subida da bandeira, marcada pela presença de todos os ternos de Congada da cidade.

Entre os dias 9 e 17 de maio, sempre às 18h, a comunidade participa da novena com terço cantado, seguida de Santa Missa e quermesse no entorno da Igreja de São Benedito.

O ponto alto da programação acontece entre os dias 17 e 18 de maio. No sábado 17), a partir das 20h, o grupo Segunda de Lei sobe ao palco com um show gratuito.

No domingo (18), a programação tem início às 5h, com a alvorada nos quartéis dos Ternos. Às 8h, é celebrada a Santa Missa em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, com participação de todos os ternos de Ituiutaba, visitantes e comunidade.

Após a cerimônia, têm início as apresentações dos Ternos de Congada.

Às 17h, ocorre o tradicional Reinado, seguido da procissão com os andores dos santos homenageados, às 18h. O encerramento se dará às 20h30, com a descida da bandeira, marcando o fim dos festejos.

A FUMZUP ressalta que a festa é um símbolo da resistência cultural e religiosa do povo negro em Ituiutaba e região. A celebração é aberta ao público e toda a comunidade está convidada a participar.



Reprodução   /    Redação