Incentivar a consciência do consumidor desde cedo é uma das missões do Departamento de Proteção do Consumidor (PROCON) de Ituiutaba. Com esse propósito, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Procuradoria-Geral do Município, iniciou na última semana o Projeto Procon Mirim.
As crianças do 5º ano da Escola Estadual Doutor Fernando Alexandre foram as primeiras que participaram da iniciativa. Sob a supervisão de professores e da equipe do PROCON, elas viveram um dia de fiscalização por estabelecimentos comerciais, colocando em prática as orientações e ensinamentos previstos no projeto.
Conforme Camila Soares, diretora do PROCON, a experiência foi muito positiva tanto para os alunos quanto para a equipe. “Alinhamos essa primeira ação com os alunos da Escola Estadual Doutor Fernando Alexandre e nosso objetivo é ampliar o projeto com a participação de alunos de outras escolas da cidade”, disse.
As crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre precificação, compreendendo os fatores que influenciam os preços dos produtos. Além disso, puderam verificar a validade dos produtos, aprendendo sua importância e os riscos para a saúde quando o produto perde a validade, além de orientações gerais sobre o Código de Defesa do Consumidor.