Três pré-candidatos à Prefeitura de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, dividem a preferência do eleitorado a menos de dois meses das eleições municipais. É o que revela a primeira rodada da pesquisa DATATEMPO a analisar o cenário para a disputa na cidade. O atual vice-prefeito, Paulo Sérgio (PP), está numericamente à frente na corrida, com 27,3% das intenções de voto, mas empata tecnicamente com a deputada federal Dandara (PT) e com o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB), que têm, respectivamente, 26,3% e 22% da preferência do eleitorado. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento, realizado entre os dias 26 e 31 de julho, testou o desempenho de quatro pré-candidatos em uma lista estimulada (quando os nomes são apresentados ao eleitor). Nesse contexto, o fundador do PSTU na cidade, Gilberto Adeniê Cunha, aparece na lanterna entre os concorrentes, citado por 1,3% dos entrevistados. Cenário embolado, alto número de indecisos e incerteza dos votos indicam situação aberta.
Somado a isso, a especialista aponta também o fato de que só 36,3% dos entrevistados garantem que a intenção de voto não vai mudar e o alto índice de indecisão dos eleitores – no recorte espontâneo (quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados), 47,8% deles não souberam ou não responderam em quem vão votar em outubro.
“O cenário é bastante incerto, com um elevado percentual de indecisos e um empate técnico entre três dos quatro candidatos testados.
Também questionamos os eleitores sobre o grau de certeza em relação ao seu voto, e pouco mais de um terço afirmou estar totalmente decidido sobre seu candidato a prefeito, sem intenção de mudar até outubro. Isso indica que uma grande parte dos eleitores ainda está aberta a considerar outros candidatos além dos que foram mencionados como intenção de voto”, explica Bruna Assis.