Festa junina: 43% dos comerciantes mineiros esperam vendas melhores que as de 2024, diz Fecomércio
Cerca de 60% das empresas do setor alimentício devem ser positivamente impactadas no período.
A chegada das festas juninas aquece o comércio em Minas Gerais e traz boas expectativas para os empresários do setor alimentício.
De acordo com a pesquisa Expectativa de Vendas Festas Juninas 2025, feita pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, 64,1% das empresas do ramo devem ser positivamente impactadas no período. Cerca de 43% projetam vendas melhores em relação ao ano passado.
Outros 47,4% acreditam que o desempenho será o mesmo, enquanto 9,3% esperam uma queda nas vendas. Apenas 0,4% não souberam ou preferiram não opinar.
Para a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, o momento é estratégico para a economia estadual. “As festas juninas é um importante período para o estado de Minas Gerais.
Essas festas promovem não apenas as tradições culturais mineiras, mas também fortalecem o turismo e impulsionam as vendas do comércio e do setor de serviços.
Os impactos esperados pelos empresários este ano reforçam ainda mais a importância do período para a economia regional”, afirma.
Data forte no calendário e otimismo em alta
Entre os motivos que justificam o bom desempenho esperado estão o peso cultural da data (38,7%), o otimismo geral (33,9%), o aquecimento natural do comércio (7,1%) e as ações promocionais previstas (6,5%).
O ticket médio por cliente deve variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00, conforme indicam 49,1% dos entrevistados.
Por outro lado, a pesquisa mostra que parte dos empresários ainda tem dúvidas sobre os resultados.
A crise econômica foi apontada por 35,1% como o principal fator que pode comprometer as vendas.
Também foram citados a queda no volume de compras (18,9%), os preços altos (13,5%) e o comportamento mais cauteloso dos consumidores (10,8%).