Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Fiéis sofrem queimaduras após ritual religioso com cinzas em missa



Arquidiocese de Sobral afirmou que as reações citadas pelos fiéis já ocorreram algumas em anos anteriores, até mesmo em outras paróquias, mesmo assim o rito aconteceu normalmente como todos os anos.


Publicado em Março 7, 2025 por Redação Pontal

Fiéis sofreram queimaduras ou ficaram com ardência na pele após receberem a marcação do sinal da cruz na testa com cinzas durante uma missa de Quarta-feira de Cinzas, realizada no último dia 5, na Paróquia São José, em Carnaúba dos Dantas, no interior do Rio Grande do Norte. Não há um número preciso de vítimas.

O que aconteceu:

Fiéis participaram do tradicional ritual religioso que marca o início da Quaresma na igreja católica. Como já é de costume, durante a missa o padre faz o sinal da cruz com cinzas nas testas dos religiosos, em uma simbologia católica que representa “um chamado para que cristãos católicos vivam a radicalidade dos exercícios quaresmais”, segundo o padre responsável pela paróquia em que o incidente ocorreu, Ronney Galvão.

Depois de receberam as cinzas em suas testas, diversos fiéis passaram a sentir incômodos. Os sintomas foram variados: desde uma irritação que causou vermelhidão e ardência, mas que passou depois, até religiosos que ficaram com queimaduras na área em que as cinzas foram aplicadas..

De acordo uma mulher, que terá a identidade preservada, ela e o marido ficaram com a testa ardendo assim que o padre passou os cinzas.

“Assim que a gente recebeu as cinzas, eu e meu esposo, a gente sentiu que estava ardendo muito, ardendo, como se estivesse queimando mesmo. Meu esposo ainda conseguiu tirar o excesso das cinzas, mas a gente nunca imaginou que iria queimar, nunca passou pela nossa cabeça que isso iria acontecer, então a gente não se preocupou muito”, relatou a mulher.

Ainda conforme a vítima, o chegar em casa, ela percebeu a gravidade, um dia depois buscou atendimento em um posto de saúde e foi informada que teve uma queimadura de 2º grau.

Um casal que estava na mesma celebração também sentiu a queimadura. Apesar do incômodo, o homem e a mulher só retiraram o produto quando chegaram em casa.

“Assim que colocamos na testa ardeu bastante e doeu um pouco. Acredito que tenha queimado só em peles mais sensíveis”, falou a jovem.



Reprodução   /    Redação