Fiéis sofreram queimaduras ou ficaram com ardência na pele após receberem a marcação do sinal da cruz na testa com cinzas durante uma missa de Quarta-feira de Cinzas, realizada no último dia 5, na Paróquia São José, em Carnaúba dos Dantas, no interior do Rio Grande do Norte. Não há um número preciso de vítimas.
O que aconteceu:
Fiéis participaram do tradicional ritual religioso que marca o início da Quaresma na igreja católica. Como já é de costume, durante a missa o padre faz o sinal da cruz com cinzas nas testas dos religiosos, em uma simbologia católica que representa “um chamado para que cristãos católicos vivam a radicalidade dos exercícios quaresmais”, segundo o padre responsável pela paróquia em que o incidente ocorreu, Ronney Galvão.
Depois de receberam as cinzas em suas testas, diversos fiéis passaram a sentir incômodos. Os sintomas foram variados: desde uma irritação que causou vermelhidão e ardência, mas que passou depois, até religiosos que ficaram com queimaduras na área em que as cinzas foram aplicadas..
De acordo uma mulher, que terá a identidade preservada, ela e o marido ficaram com a testa ardendo assim que o padre passou os cinzas.
“Assim que a gente recebeu as cinzas, eu e meu esposo, a gente sentiu que estava ardendo muito, ardendo, como se estivesse queimando mesmo. Meu esposo ainda conseguiu tirar o excesso das cinzas, mas a gente nunca imaginou que iria queimar, nunca passou pela nossa cabeça que isso iria acontecer, então a gente não se preocupou muito”, relatou a mulher.
Ainda conforme a vítima, o chegar em casa, ela percebeu a gravidade, um dia depois buscou atendimento em um posto de saúde e foi informada que teve uma queimadura de 2º grau.
Um casal que estava na mesma celebração também sentiu a queimadura. Apesar do incômodo, o homem e a mulher só retiraram o produto quando chegaram em casa.
“Assim que colocamos na testa ardeu bastante e doeu um pouco. Acredito que tenha queimado só em peles mais sensíveis”, falou a jovem.
Reprodução /
Redação