BRASÍLIA — O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) analisa as propostas elaboradas pela equipe econômica para viabilizar a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.
“Apresentamos a ele [Lula] alguns cenários. Só posso falar quando ele validar um dos cenários. Essa questão vai ser resolvida assim que o presidente achar conveniente”, declarou durante o programa ‘Bom Dia, Ministro’. “O ministro da Casa Civil, Rui Costa, já está informado das propostas e dos cenários. O presidente Lula deve bater o martelo em um futuro próximo”, indicou o ministro.
Haddad avalia que as propostas entregues pela Fazenda à presidência para ampliação da isenção são viáveis. “Me parecem consistentes, muito consistentes as propostas formuladas pela área técnica. Vamos esperar”, disse.
A isenção do imposto de renda para quem recebe salários de até R$ 5 mil é uma das promessas feitas por Lula na campanha eleitoral. Entretanto, ainda que ela seja cumprida, isto não acontecerá antes do último ano de mandato, já que a proposta orçamentária de 2025 remetida pelo governo ao Congresso Nacional não inclui essa previsão.