Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Lula anuncia produção nacional de vacinas contra dengue com aplicação pelo SUS em 2026



Aumento da produção e oferta no SUS será viabilizado por meio de parcerias público-privadas, segundo o governo federal


Publicado em Fevereiro 25, 2025 por Redação Pontal

Ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Ela será aplicada de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O público-alvo será a população de dois a 59 anos. O imunizante será produzido em uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A partir de 2026, serão disponibilizadas 60 milhões de doses anuais, segundo o Ministério da Saúde.

A produção se dará por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, que já foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico.
Com a iniciativa, a capacidade produtiva e de oferta de uma vacina 100% nacional contra a dengue cresce em 50 vezes, ainda segundo o Ministério da Saúde.

Por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto contou com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no financiamento da pesquisa clínica.

O governo do presidente Lula foi o primeiro a ofertar em todo o mundo uma vacina contra a dengue como ação de política pública. O investimento total na parceria é de R$ 1,26 bilhão.



Reprodução   /    Redação