Pelé pode ter homenagens retiradas em Três Corações, cidade onde nasceu; entenda
Projeto apresentado na Câmara de vereadores propõe retirada do nome do Rei de ginásio local; ginásio, estádio e até avenida também teriam nova denominação
Apontado como um dos maiores atletas de todos os tempos, o ex-atacante Pelé, que morreu em 29 de dezembro de 2022, é reverenciado no mundo todo, mas pode ter homenagens ‘suspensas’ justamente onde nasceu: um projeto apresentado na Câmara Municipal de Três Corações propõe que o ginásio esportivo da cidade não tenha mais o nome do Rei do futebol
A proposta foi apresentada na última segunda-feira (3) pelo vereador Ricardo Ferreira (Avante), mais conhecido como Ricardinho do Gás. No dia seguinte, já foi levado à Mesa diretora da Câmara.
Nesta quinta (6), o Projeto de Lei Ordinária 6108/2025, foi enviado à Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania da Câmara de Três Corações, que tem até o dia 21 de fevereiro para apresentar seu parecer.
Na justificativa do projeto, o vereador esclareceu que o objetivo é revogar a Lei nº 3.180, de 26 de abril de 2004, que denomina o poliesportivo municipal como “Ginásio Poliesportivo Pelé” (…) e restabelecer a vigência da Lei 1.817, de 11 de novembro de 1988.
A lei citada pelo vereador é a que instituiu o nome de Ailton Paranaíba Vilela ao ginásio poliesportivo.
Ainda na justificativa do projeto, o vereador afirma que o retorno do antigo nome do ginásio é “de grande relevância para o município de Três Corações (…) vez que por trás de cada homenageado (..) existe a memória e a história de uma cidade e o reconhecimento a quem ajudou a construir essa história”.
Ailton Paranaíba Vilela era um empresário da cidade que entrou para a política e se elegeu vereador e depois prefeito de Três Corações. Também foi deputado estadual por três legislaturas.
O ginásio poliesportivo da cidade foi construído quando Ailton era o prefeito. “Por isso, a homenagem proposta é mais do que justa e adequada”, acrescenta trecho do projeto de lei.
Em Três Corações, o Rei do futebol também ‘empresta’ seu nome a uma praça, uma avenida e a um estádio (casa do Atlético Tricordiano). E as mudanças também podem ser ampliadas a estes setores.
Apesar de contar desde 1971 com uma estátua do Rei levantando a taça Jules Rimet, conquistada na Copa do Mundo de 1970, no México, a praça da cidade só se passou a chamar oficialmente de Rei Pelé em 2022. Antes, se chamava Coronel José Martins.
Já o estádio do Atlético Tricordiano antes recebia o nome de Elias Arbex, outro ex-prefeito de Três Corações.