PGR pede que Carla Zambelli e Walter Delgatti sejam condenados por invasão a sistema do CNJ
Réus teriam elaborado e divulgado um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. Ambos são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a suspeita de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na última quinta-feira (30), Zambelli também teve o mandato na Câmara dos Deputados cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) devido ao uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A decisão a deixou inelegível por oito anos.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a PGR aponta que Zambelli e Delgatti teriam elaborado e divulgado um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. O documento fraudulento foi inserido no Banco Nacional de Mandados de Prisão, do CNJ, como se tivesse sido assinado pelo próprio ministro.
Ainda de acordo com informações publicadas por O Globo, o procurador geral da República, Paulo Gonet, enviou ao STF, na última sexta-feira (31 de janeiro), uma manifestação na qual pede a condenação de Zambello e Delgatti. Ele também solicitou a aplicação de um trecho do Código Penal que prevê o aumento da pena de um a dois terços caso a invasão resulte em prejuízo econômico.
Na avaliação de Gonet, Zambelli teria agido com o propósito de “gerar ambiente de desmoralização da Justiça brasileira, para obter vantagem de ordem política”.
Walter Delgatti confirmou em depoimento à Polícia Federal que participou do esquema a pedido de Zambelli. A deputada, por sua vez, nega envolvimento.
A PGR argumenta que a participação da parlamentar é evidenciada pelo material apreendido em sua posse durante uma operação de busca e apreensão. Segundo o órgão, foram encontrados arquivos idênticos aos que estavam nos dispositivos de Delgatti.