A Polícia Civil de Ituiutaba realiza, na manhã desta quinta-feira (2), a operação “Apate”. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Uberlândia e um em Ituiutaba, todos em garagens de veículos.
Ao todo, 15 veículos e uma moto aquática foram apreendidos na ação.
Segundo a polícia, o objetivo da operação é arrecadar provas para um inquérito que investiga crimes de estelionato, falsificações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e outros atos ilícitos que sejam identificados.
As garagens eram usadas para intermediar o contato entre a organização criminosa e as vítimas. Entre 2023 e 2024, mais de 100 carros foram negociados pela quadrilha, conforme a polícia.
Ainda segundo a polícia, a dinâmica das negociações está sendo investigada sob sigilo de justiça.
O advogado Alexandre Dias, que representa a defesa de uma das garagens investigadas, informou que o funcionário identificado como membro da organização criminosa já foi desligado da empresa.
“Nós estamos colaborando com as investigações da PC e iremos fornecer quaisquer provas que sejam necessárias. Caso outros funcionários também estejam envolvidos com a organização, eles serão desligados”, informou o advogado.
A polícia informou ainda que na mitologia grega, “Apate” era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.