Polícia Militar de Minas Gerais desencadeou, desde a véspera do Natal e em todo o Estado, Operação de Combate ao chamado “Rolezinho do Grau”, com repressão a praticas de motociclistas que vão de infrações de transito até crimes previstos no código de trânsito brasileiro.
A Operação Combate ao “Rolezinho do Grau”, visa inibir e reprimir práticas relacionadas e caracterizadaS por encontros clandestinos de motociclistas em vias públicas, organizados principalmente por aplicativos de mensagens. Nesses eventos, é comum a realização de manobras perigosas, como empinar motocicletas, além de buzinaços, ruídos excessivos provenientes de escapamentos adulterados e direção em alta velocidade, desrespeitando normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Tais ações representam riscos graves à segurança pública, afetando moradores, pedestres e outros condutores, além de provocarem perturbação do sossego e transtornos urbanos. Durante esses encontros, foram registradas situações como adulteração veicular, condução sem capacete, direção perigosa e infrações gravíssimas, além de possíveis crimes de trânsito com risco à integridade das pessoas e do patrimônio.
Para prevenir a incidência e a disseminação dessa prática, a PMMG desencadeou, entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, operações preventivas e repressivas em todo o Estado, que também foram desmembradas no âmbito da área de atuação do 54º BPM.
No âmbito do 54º BPM equipes PM estão realizando Blitz fixas e itinerantes com vistas a motocicletas com adulteração veicular, ruído excessivo, direção perigosa e também as demais infrações cabíveis.
Reprodução /
Redação