Com o objetivo de cumprir a função social, qualificar os profissionais do segmento, reforçar oportunidades de trabalho, bem como promover a acessibilidade à tecnologia, sustentabilidade e colaboração, o prefeito Paulo Sérgio inaugurou, na manhã desta quarta-feira (16), o Centro Profissionalizante de Tecnologia Avançada (Udi Tech).
Localizado na avenida Rondon Pacheco, 2.446, na antiga Casa dos Conselhos Municipais, no bairro Saraiva, o Udi Tech será administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e terá parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Uberlândia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
“Desde que assumi a gestão da Prefeitura de Uberlândia tenho dito que nosso governo vai trabalhar com afinco no que diz respeito à tecnologia e seus benefícios para a nossa população.
Neste contexto, o Centro Profissionalizante de Tecnologia Avançada (Udi Tech) vai possibilitar que jovens e adultos possam realizar projetos práticos em áreas como eletrônica, programação, robótica, automação e design, com cursos específicos deste segmento, possibilitando, assim, a formação e habilidades técnicas para o desenvolvimento de profissionais conforme as exigências do mercado”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Inicialmente, há capacidade de atendimento para 250 alunos no Udi Tech. O local tem 370 m² de área construída e conta com 18 cômodos, sendo recepção, banheiros com acessibilidade, laboratórios de tecnologia, laboratório de fabricação (FabLab), depósitos, sala de reunião, sala de coordenação, salas de monitoria, cozinha, entre outros ambientes.
As adequações no espaço foram realizadas pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Udi Tech terá, ainda, 38 notebooks, seis microcomputadores, uma impressora, duas impressoras 3D, dois celulares, dois óculos de realidade virtual, um kit didático de IIOT, um braço robótico e oito kits arduino.
Laboratório de Fabricação (Fab Lab)
A tecnologia é fundamental para o mercado de trabalho porque impulsiona a inovação, a produtividade e a competitividade entre as empresas. Ademais, redefine as expectativas e as oportunidades para os profissionais, tornando-se essencial para o sucesso individual e organizacional.
Com esse objetivo, a Udi Tech contará com a primeira unidade municipal do Laboratório de Fabricação (Fab Lab), um espaço colaborativo e aberto, onde pessoas com diferentes habilidades podem utilizar ferramentas e tecnologias de fabricação digital para criar, prototipar, bem como produzir os próprios projetos e startups. Nesse ambiente, as pessoas têm acesso às tecnologias avançadas, oportunidades de inovação, trocas de conhecimentos e ideias entre makers, designers e outros.
Com o novo Centro Profissionalizante de Tecnologia Avançada, a Prefeitura de Uberlândia contará com oito Centros Profissionalizantes, onde são oferecidos gratuitamente cursos profissionalizantes em diversas áreas, localizados nos seguintes bairros: Planalto, Lagoinha, Luizote de Freitas (duas unidades), Morumbi, Campo Alegre, Tocantins e Saraiva (Udi Tech) – exclusivo para o segmento de tecnologia avançada.
Funcionamento
O Udi Tech funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A partir da próxima terça-feira (22), as inscrições para os cursos disponíveis serão abertas para jovens com idade acima de 16 anos e adultos, que deverão apresentar documento de identidade com foto e CPF originais e comprovantes de endereço e de renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.
Além disso, é necessário conhecimento em informática nível básico e habilidade com Power Point, Word e Excel.
Reprodução /
Redação