A Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ituiutaba utiliza uma tecnologia inovadora desenvolvida pelaempresa Solos Solution. A tecnologia visa promover a degradabilidade dos componentes orgânicos, reduzir a emissão de odores, diminuir o consumo de energia elétrica, baixar o custo de tratamento físico-químico e reduzir o volume de lodo (fração orgânica) do sistema de tratamento de efluentes. Além disso, busca atender aos parâmetros legais em consonância com a legislação local. O processo biotecnológico utilizado extrai microrganismos do próprio efluente e lodo da estação, tornando o processo único e exclusivo.
A nova tecnologia chamou a atenção do subsecretário de Saneamento do Governo de Minas, Anderson Diniz, e do superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial de Minas Gerais, Kleynner Jardim, que visitaram Ituiutaba nesta quarta-feira, dia 12, para conhecê-la de perto. Essa biotecnologia para o tratamento final dos efluentes utiliza micro-organismos degradadores de poluentes, reduzindo custos operacionais e minimizando o impacto ambiental. O resultado é uma melhoria na qualidade do efluente tratado e uma diminuição dos odores desagradáveis.
A empresa Solos Solution instalou uma biofábrica na estação de tratamento. Nesse processo, bactérias são coletadas em laboratório e devolvidas aos efluentes para o lançamento final no rio Tijuca. O lodo do esgoto é coletado e levado ao laboratório, onde é realizada uma seleção bioquímica para melhorar o rendimento do tratamento.
A visita dos representantes do Governo de Minas foi acompanhada pelo diretor da SAE, Marcelo Gonçalves, pela secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal, Manuela Guedes, e por representantes da Solos Solution.