Últimas Notícias Política Educação  Saúde Segurança Cultura Social Esportes PontalCast
Ituiutaba Prata Uberlândia Santa Vitória Campina Verde Capinópolis Itapagipe Gurinhatã Cachoeira Dourada

Representantes do Governo de Minas visitam Ituiutaba para conhecer tecnologia utilizada na Estação de Tratamento de Esgoto

Metodologia utilizada pela SAE em parceria com a Solos Solution tem se tornado referência com redução de custos operacionais e de impactos ambientais


Publicado em Junho 13, 2024 por Michel Nascimento

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) da Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ituiutaba utiliza uma tecnologia inovadora desenvolvida pelaempresa Solos Solution. A tecnologia visa promover a degradabilidade dos componentes orgânicos, reduzir a emissão de odores, diminuir o consumo de energia elétrica, baixar o custo de tratamento físico-químico e reduzir o volume de lodo (fração orgânica) do sistema de tratamento de efluentes. Além disso, busca atender aos parâmetros legais em consonância com a legislação local. O processo biotecnológico utilizado extrai microrganismos do próprio efluente e lodo da estação, tornando o processo único e exclusivo.

A nova tecnologia chamou a atenção do subsecretário de Saneamento do Governo de Minas, Anderson Diniz, e do superintendente de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial de Minas Gerais, Kleynner Jardim, que visitaram Ituiutaba nesta quarta-feira, dia 12, para conhecê-la de perto. Essa biotecnologia para o tratamento final dos efluentes utiliza micro-organismos degradadores de poluentes, reduzindo custos operacionais e minimizando o impacto ambiental. O resultado é uma melhoria na qualidade do efluente tratado e uma diminuição dos odores desagradáveis.

A empresa Solos Solution instalou uma biofábrica na estação de tratamento. Nesse processo, bactérias são coletadas em laboratório e devolvidas aos efluentes para o lançamento final no rio Tijuca. O lodo do esgoto é coletado e levado ao laboratório, onde é realizada uma seleção bioquímica para melhorar o rendimento do tratamento.

A visita dos representantes do Governo de Minas foi acompanhada pelo diretor da SAE, Marcelo Gonçalves, pela secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal, Manuela Guedes, e por representantes da Solos Solution.



Reprodução   /    Redação