Secretaria de Saúde atualiza informações sobre arboviroses com o Boletim da Dengue
Informe também traz dados sobre chikungunya e zika.
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e diagnóstico precoce da dengue, chikungunya e zika.
O município já registrou 2.265 notificações de dengue entre 1º de janeiro e 16 de maio de 2025, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET/SINAN ONLINE).
Foram confirmados 775 casos de dengue, 1.124 foram descartados e 366 ainda estão em investigação.
Além disso, um óbito foi confirmado após exame encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), e outros três estão sob investigação.
No mesmo período, foram registradas 48 notificações de chikungunya, com 13 casos confirmados, 22 descartados e 13 em investigação. Já o vírus zika teve 7 notificações, sendo 4 descartadas e 3 ainda em investigação.
Todas as unidades de saúde da cidade estão preparadas para atender pacientes com sintomas de arboviroses.
Os PSFs oferecem testes rápidos para dengue em pacientes que apresentem sintomas entre o primeiro e o quinto dia da doença, além de disponibilizarem salas de hidratação e hemogramas para agilizar o diagnóstico.
Exames para chikungunya e zika também são coletados e enviados à FUNED, com o resultado entregue diretamente na residência do paciente.
A Secretaria de Saúde alerta as gestantes sobre a importância da testagem para o vírus zika. Caso apresentem sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a realização do exame.
A Prefeitura de Ituiutaba reforça o pedido para que a população busque atendimento médico ao perceber sintomas como febre, dores musculares, manchas vermelhas na pele e outros sinais característicos dessas doenças.